“ele é como árvore plantada junto a corrente de águas..” Sl 1:3

Nunca me esquecerei da exposição do salmo 1 que o Pr Tateno trouxe para nós. Disse o pastor: _essa árvore não nasceu nesse lugar, antes ela estava numa região árida, seu futuro era certo – miséria e sequidão! Mas a árvore foi retirada de seu lugar original, e replantada junto a corrente de águas.. agora ela será nutrida, fortalecida! e no devido tempo, dará o seu fruto! Assim o Senhor faz em nossas vidas!!
Foram 12 meses de muito intensos em casa, após 2 meses que nossa filha chegou em casa, ela precisou passar por um processo muito doloroso. Definir se continuaria conosco eu se voltaria para a casa de seus pais. Pelas leis do Japão, após dois meses uma adolescente em sua idade precisa definir. Mesmo que ela escolha ficar com os pais cuidadores é necessário que os pais de sangue permitam essa decisão. Se isso não acontecer, só um juiz poderá decidir a questão. Ela não cogitava voltar para o lar (ela também não nos diz os seus motivos), mas vimos o quanto foi doloroso ter que abrir um processo contra a própria família. Conversei com o conselho tutelar pois via o quanto isso trazia sofrimento, ela teve momentos de crises de ansiedade, explosões de raiva e choro.. mas o conselho nos disse que doloroso seria se “outros” tomassem essa decisão no lugar dela. Infelismente tinha que ser assim.
O processo levou quase o ano inteiro, mas enfim, em novembro de 2021 o juiz decidiu que ela poderá ficar conosco nos próximos 2 anos. Após esse período a situação será reavaliada. E ela pode solicitar novamente, e no fim do próximo período ela terá 18 anos, estará livre para decidir.